A área do projeto está inserida no Bairro Santa Rosa de Lima e contempla vias utilizadas como rota de veículos de carga da região metropolitana, via BR-290 em direção ao Porto Seco. O trajeto também é alternativa de ligação entre Porto Alegre e Alvorada. Diariamente, circulam cerca de 40 mil veículos na região, entre 7h e 20h. O projeto desenvolvido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca a melhoria da fluidez e uma maior segurança viária, através do reordenamento, ajustes na geometria e revisão e implantação de sinalização viária.
O que pretende ser realizado - Está previsto o prolongamento do binário (ruas paralelas de sentidos de circulação opostos) da Av. Bernardino Silveira Amorim e Rua José Ferreira Jardim, assim como a implantação de binário nas ruas Caldeia x José Alípio da Silva e Rua Pero Lobo Pinheiro x Av. Bernardino Silveira Pastoriza. Para implantar as medidas, são necessários ajustes na geometria das vias, deslocamentos e implantações de semáforos (veiculares e de pedestres), além da implantação de medidas de moderação de tráfego, como canalizações e ondulações transversais (quebra-molas).
O principal ganho esperado para a fluidez é a redução da fila na Av. Bernardino Silveira Amorim que, atualmente, nos horários de pico interfere na Av. Assis Brasil, principal acesso da região metropolitana à Zona Norte da Capital. O custo estimado para a viabilização desse projeto é de R$ 270.000,00, entre readequação de geometria e sinalização viária.