Conexão Zona Norte

Aquisição de materiais
Implantação
Resultado

A área do projeto está inserida no Bairro Santa Rosa de Lima e contempla vias utilizadas como rota de veículos de carga da região metropolitana, via BR-290 em direção ao Porto Seco. O trajeto também é alternativa de ligação entre Porto Alegre e Alvorada. Diariamente, circulam cerca de 40 mil veículos na região, entre 7h e 20h. O projeto desenvolvido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) busca a melhoria da fluidez e uma maior segurança viária, através do reordenamento, ajustes na geometria e revisão e implantação de sinalização viária.

O que pretende ser realizado - Está previsto o prolongamento do binário (ruas paralelas de sentidos de circulação opostos) da Av. Bernardino Silveira Amorim e Rua José Ferreira Jardim, assim como a implantação de binário nas ruas Caldeia x José Alípio da Silva e Rua Pero Lobo Pinheiro x Av. Bernardino Silveira Pastoriza. Para implantar as medidas, são necessários ajustes na geometria das vias, deslocamentos e implantações de semáforos (veiculares e de pedestres), além da implantação de medidas de moderação de tráfego, como canalizações e ondulações transversais (quebra-molas).

O principal ganho esperado para a fluidez é a redução da fila na Av. Bernardino Silveira Amorim que, atualmente, nos horários de pico interfere na Av. Assis Brasil, principal acesso da região metropolitana à Zona Norte da Capital. O custo estimado para a viabilização desse projeto é de R$ 270.000,00, entre readequação de geometria e sinalização viária.

Conheça outros projetos

Espaço criado pela Prefeitura de Porto Alegre para estimular o empreendedorismo e a inovação.
Os materiais serão utilizados nos laboratórios de informática das instituições para facilitar o aprendizado dos alunos.
Doação de material escolar e outros equipamentos.

Quer dar uma ideia ou oferecer um serviço?

Se você tem sugestões para melhorar Porto Alegre, quer oferecer algum serviço ou tem algum conhecimento que pode ajudar na construção de uma cidade melhor para todos, envie para o Construa POA.

Quero sugerir